sexta-feira, 18 de junho de 2010

Blog Mundo do Trabalho tem nova equipe

A Equipe Mundo do Trabalho ganhou novos componentes. A partir de agora o grupo é formado não apenas por jornalistas, mas também por profissionais que fizeram parte da história da Reabilitação Profissional em Juiz de Fora. Com o objetivo de continuar as atividades do blog após a finalização do documentário, a equipe busca, através da experiência das novas integrantes, Ana Amélia Dato Teixeira e Floriscena Maria Medeiros, envolvidas no processo reabilitatório desde 1984, um novo impulso para a divulgação do projeto e suas atividades que registraram em muitas vidas uma nova opção de começo.

Segundo Ana Amélia, o blog Mundo do Trabalho é uma forma de socializar informações e experiências ligadas ao tema e particularmente “Reabilitação Profissional”. “Nós ressentíamos da ausência deste espaço devido à distância das Unidades de Reabilitação Profissional e contatos bastante espaçados, para que pudéssemos refletir de forma conjunta e interdisciplinar nossa prática profissional e trocar experiências sobre as alternativas que os demais colegas vinham encontrando em suas realidades locais, para responder às mudanças impostas pelo novo modelo de gestão do Estado, restrição orçamentária para custeio da RP, restrição de servidores, pressão provocada pela elevada demanda, e etc.”, conta. “Nossa contribuição ao blog pauta-se no longo tempo de dedicação à RP, que nos propiciou um conhecimento da dinâmica institucional e das multifaces da RP, que agora com um olhar de fora nos dá elementos para refletir o projeto em si e sua representação política para cada ator envolvido”, completa. Para Floriscena, a importância do blog está na democratização de informações, ampliação de debates e a possibilidade de atualização permanente e ágil da temática escolhida.



Desde o primeiro dia de criação do blog obtivemos retorno de pessoas de várias partes do Brasil, que participaram com comentários na página ou por e-mail, parabenizaram a equipe e contaram suas experiências com a Reabilitação Profissional. Para conhecermos melhor a popularidade do blog e acompanharmos a localidade dos acessos, fizemos um cadastro no Google Analytics, que nos apresenta um relatório diário das visitas vindas do país e do mundo.



Floriscena acredita que o número de acessos tem representado um estímulo no sentido de aperfeiçoar o blog. “Chama a atenção a grande concentração em Belo Horizonte, São Paulo (capital e diversos outros municípios), e o destaque para a cidade de Novo Hamburgo/RS. Em relação a outros países, a maior concentração está em Portugal”.



Devido ao acesso de diversas cidades, estados e até países, Ana Amélia percebe a preocupação e o interesse que existe em trocar informações acerca do mundo do trabalho. “Como os antigos CRPs não foram idealizados na realidade brasileira, cremos que nossas realidades estão cada vez mais próximas e modelos em desenvolvimento noutros países poderão ser adotados – não copiados, mas estudados e adequados - à nossa realidade com resposta mais eficiente às questões surgidas na relação capital-trabalho”. Para ela, além do enfoque dos profissionais, os depoimentos e entrevistas com os segurados reabilitados ou ainda em processo de RP conferem transparência ao trabalho e divulga o direito à RP, resguardado pela legislação, mas ainda bastante desconhecido de grande parte dos trabalhadores e profissionais que poderiam estar indicando o serviço.



De acordo com Floriscena, os modelos de Reabilitação Profissional precisam ser discutidos. “Nossa expectativa é suprir através da abertura deste canal a ausência de espaço que possibilite debater o tema, promover o intercâmbio de experiências, estimular reflexões, enriquecer e aprofundá-las. Expectativa ambiciosa certamente” afirma.


Camila Pravato

Nenhum comentário:

Postar um comentário