quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Depoimentos - Você no Mundo do Trabalho

"Palavra cretina essa: invalidez... Inválidos são os que, de plena posse de todos os seus movimentos, mantêm a vida paralítica dentro deles, e só pensam em paralisar a dos demais".
Vinícius de Morais


Depoimento de Assistente Social da Reabilitação Profissional
* Floriscena Maria Medeiros é Assistente Social do INSS há 25 anos. Formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, conta sua experiência "Algumas questões me parecem centrais ao discutir o tema Reabilitação Profissional. Em primeiro lugar, a luta histórica para mantê-la como responsabilidade do Estado, enquanto programa social, cujo objetivo é resgatar a capacidade de trabalho de seus segurados, "acionistas" que são da Previdência Social, e, portanto, recuperar o seu poder de contribuição.
A Previdência Social tem caráter contributivo. Porém o objetivo deste programa de proteção social ao trabalhador não se encerra aí. Neste sentido, é preciso estar atento às concepções sobre a categoria trabalho que atravessam a sociedade capitalista, e, por conseguinte, atravessam a nós mesmos, nossa história particular e a formação profissional de cada um de nós. Logo após ingressar na Instituição e ser lotada no então Centro de Reabilitação Profissional, meu primeiro aprendizado foi constatar que era imperativo que eu tivesse claro a partir de qual matriz eu buscaria compreender o lugar que o "trabalho" ocupava na minha vida, o lugar que a Instituição/Estado lhe reservava e o lugar que cada trabalhador lhe atribuía. Sem perder de vista que a Reabilitação Profissional constituía e constitui para este trabalhador privado temporariamente da sua plena capacidade de trabalho, o direito histórica e coletivamente conquistado de descobrir e investir em novas formas de realização e expressão criativa.

Outra questão refere-se aos paradigmas e modos de gestão da Reabilitação Profissional e seus reflexos na precarização das formas de atendimento, brilhantemente explanado pelo professor e sociólogo entrevistado no vídeo, Paulo Roberto Leal. Observa-se que, paralelamente à precarização das relações de trabalho e ao surgimento das novas formas de adoecimento decorrentes do processo de reestruturação produtiva, a partir dos anos 80, inversamente os Centros de Reabilitação vão perdendo a capacidade de responder às demandas da classe trabalhadora, cada vez mais complexas. Se a resposta não deve ser a condenação à condição de invalidez, como forma de enfrentamento pelo cidadão às nefastas condições de destruição da força humana de trabalho, também não pode ser a de omissão por parte do Estado frente aos trabalhadores adoecidos, mas que apresentam condições de reverter seu quadro e buscar novas formas de enfrentamento.
Por fim, a importância de registrar a história da Reabilitação Profissional em Juiz de Fora está na possibilidade de evidenciar sua busca em estabelecer uma relação dialógica com outros órgãos e segmentos da sociedade local. Exemplo disto são os projetos extensionistas em parceria com a UFJF, através da Faculdade de Serviço Social, Departamento de Psicologia, Faculdade de Educação e Secretaria Municipal de Educação.O Projeto de Ações Coletivas da Reabilitação Profissional, este, extinto em 2006, buscava romper com o olhar pontual, ampliando a análise e intervenção para a abordagem dos processos coletivos de adoecimento, comprometido com respostas capazes de contribuir também para a prevenção.
O projeto de avaliação psicopedagógica tem como premissa que reeducar para o trabalho deve transcender o mero adestramento. Outra parceria importante foi, e continua sendo, com o MTE através da subdelegacia do Trabalho, fundamental na mediação entre empresas e trabalhadores, principalmente nas readaptações decorrentes de doença/acidente do trabalho".

Floriscena Maria Medeiros


Assistente Social


3 comentários:

  1. Floriscena,

    seu depoimento mostra o compromisso e a esperança em dias melhores. Parabéns!
    Abraços,
    Krisley.
    Terapeuta Ocupacional - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
  2. Krisley,
    Os desafios não são poucos, grandes são as adversidades, por isso nosso compromisso tem que ser fortalecido pelo debate e qualificado nas interfaces com as demais áreas de conhecimento. A Reabilitação só é viável se interdisciplinar e capaz de interlocução com o mundo do trabalho, caso contrário, fortaleceremos o discurso "moderno" e leviano de quem a vê e/ou utiliza (dentro e fora da instituição) como mero mecanismo de exclusão, de culpabilizar o próprio trabalhor pelas suas mazelas, e aos servidores pelos fracassos acumulados, descontextualizando-os intencionalmente.
    Bom trabalho!
    Floriscena

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizar, à equipe criadora deste blog, pela iniciativa em divulgar, de maneira tão competente, o conhecimento a respeito do mundo do trabalho. Mundo, este, que apesar de muitos estarem inseridos, ainda existem milhões excluídos. Ao que confere à Reabilitação Profissional, aproveito para deixar registrado neste espaço o meu crescimento enquanto profissional e enquanto pessoa durante os 3 anos em que tive a oportunidade de fazer parte do Projeto Psicopedagógico, atuando no setor pedagógico avaliando e elevando o nível de escolaridade dos segurados que ali chegavam, numa “relação dialógica” constante com todos da equipe técnica da RP. Equipe que, apesar de tantas pressões e descrenças, por parte de alguns, não desistem de acreditar no ser humano como um todo. Não possuem uma visão reducionista caracterizando os segurados como só uma perna, um braço, ou uma doença, mas sim pessoas capazes de superação, coisa que a educação dentro do contexto do projeto vem somar, trazendo de volta o sujeito perdido e muitas vezes esquecido de si mesmo. Aproveito para fechar meu depoimento com um dizer de D. Hélder Câmara. "A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar".
    Por isso parabéns à equipe do blog e a todos da Reabilitação Profissional, em especial à Floriscena Maria Medeiros, assistente social que fez da Reabilitação Profissional um desafio para sua própria superação e que, ao deixar aqui registrado o seu depoimento deixa também parte da sua história.

    Bj a todos
    Obs.: adorei as dicas de filmes

    Regina Célia Medeiros

    ResponderExcluir