domingo, 9 de maio de 2010

Você no Mundo do Trabalho - Depoimentos 7 - A equipe


Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Cora Coralina


Depoimento da Jornalista, integrante da Equipe Mundo do Trabalho, Camila Medeiros Pravato
 
Sendo filha da Assistente Social do Instituto Nacional de Seguridade Social, INSS, Floriscena Maria Medeiros, eu, Camila Medeiros Pravato, cresci observando o trabalho da Reabilitação Profissional. Em seu último ano de atividade profissional no instituto, completados 25 anos como reabilitadora, minha mãe expressou sua vontade de registrar o projeto que ainda é oferecido pela Previdência, mas que passou por vários processos de transformação. Entre eles, a Reforma da Gestão Pública. Implantada pelo ministro Luiz Carlos Bresser, a Reforma estabeleceu no serviço público o modelo de gestão da iniciativa privada, o que reduziu o papel do Estado em relação à garantia dos direitos sociais.
Segundo relato de minha mãe, estas mudanças dificultaram o trabalho dos reabilitadores, como por exemplo, ao encerrar os atendimentos na área psicofísica. Os segurados começaram a passar pelo processo de reabilitação sendo tratados pelo SUS, ou ainda por clínicas particulares, uma vez que o serviço de reabilitação profissional não oferecia mais a fisioterapia.
Como testemunha desta realidade da Reabilitação Profissional em Juiz de Fora, e consequentemente do descaso do governo com os trabalhadores, percebia a importância do papel social do jornalista em promover ao público acesso à informação e participação na mídia. Não abraçar a causa sugerida por minha mãe, seria deixar de exercer a principal função do comunicador: garantir o direito do cidadão à informação e através da crítica e análise da sociedade, aprimorar as relações humanas e sociais.
Quando o Professor Cristiano Rodrigues, durante o curso de especialização em "Cinema TV e Mídias Digitais", passou a tarefa de realizarmos um documentário sobre qualquer tema, vi ali a possibilidade de dar início a um projeto de resgate da história da Reabilitação Profissional. Sabendo que não teríamos tempo suficiente para concluir um trabalho que necessitaria de pesquisas e da disponibilidade da equipe e dos personagens, desde o princípio, coloquei a proposta de darmos continuidade ao documentário em nosso trabalho de conclusão de curso. Havíamos assumido um compromisso, não apenas com a minha mãe e com o professor Cristiano, mas com toda a equipe da Reabilitação Profissional do INSS, com segurados e com a nossa profissão, em fazermos um trabalho de qualidade, e, portanto, deveríamos honrá-lo.

2 comentários:

  1. Parabéns Camila. Me emociona o seu envolvimento e comprometimento. Trabalhei na Reabilitação por 15 anos, onde aprendi a ver o ser humano com muito mais sensibilidade, através do trabalho de equipe interdisciplinar , que torna a análise do segurado mais rica, levando em conta não apenas aspectos isolados, mas sim todos os que comprometam a vida do segurado. E muitas vezes, apesar de todas as dificuldades, presenciei trabalhos bem conduzidos com resultados animadores.
    E sua mãe, com certeza esteve presente em muitos momentos e não poderia deixar de colher frutos, como este agora: Camila e este rico BLOG.
    Sucesso !!!!!
    Nina - Contadora INSS Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Nina. Agradeço também por compartilhar aqui sua vivência na Reabilitação. Abraços!

    ResponderExcluir