segunda-feira, 29 de março de 2010

Seminário "Saúde & Trabalho" reúne cerca de cem pessoas



Profissionais de RP, sindicalistas, servidores,  empresários e outros interessados acompanham palestras e debates no Seminário "Saúde & Trabalho"



O Departamento de Saúde do Trabalhador (DSAT), da Secretaria de Saúde, realizou no último fim de semana, o Seminário “Saúde & Trabalho”, divulgado aqui, no "Mundo do Trabalho".  A enfermeira Meire Cristina da Fonseca Vieira, chefe do departamento, comenta que apesar do seminário ter acontecido em uma data em que houve até concorrencia de outras atividades, conseguiu atingir seus objetivos e recebeu cerca da cem pessoas.
Estiveram presentes, profissionais ligados a diversas áreas da saúde, e, principalmente ligados aos sindicatos da comissão organizadora. Um dos pontos destacados pela enfermeira e positivo para os trabalhadores, foi que, os sindicatos que participaram do evento concordaram em formular propostas para criar reinvindicações junto às instituições propondo a valorização do trabalhador. O encontro para a apresentação das propostas já tem data marcada. Vai acontecer no dia 15 de abril às 14h no Departamento de Saúde do Trabalhador .
O DSAT fica localizado na Rua Cristovão Molinari, nº 65 Morro da Glória Telefones:36907465/7466.
Acompanhe aqui outras informações sobre o evento.


REABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM JUIZ DE FORA É APRESENTADA EM SEMINÁRIO



"É necessário pensar na Reabilitação Profissional dentro de uma política pública nacional de saúde do trabalhador"




Na sexta-feira, o tema Reabilitação Profissional esteve presente na programação do Seminário "Saúde e Trabalho". Ministrada pela perita médica previdenciária, responsável técnica pela Reabilitação Profissional  do Instituto de Seguridade Social (INSS), Cléa Dalva Jorge Godinho, a palestra expôs  a realidade da Reabilitação Profissional em Juiz de Fora. Partindo da definição de "reabilitar" , a Cléa também explicou quem tem direito ou não a este serviço prestado pelo INSS, quais são os perfis de segurado e beneficiário, e como é possível ter acesso à Reabilitação Profissional.
Também foram assuntos abordados na palestra, o funcionamento da Reabilitação em Juiz de Fora, seu corpo administrativo, os profissionais envolvidos no trabalho de reabilitar um trabalhador, a atuação do INSS em todo esse processo, novas propostas acerca da condução da Reabilitação como política pública de saúde, e a importância da interdisciplinaridade e da interinstitucionalidade para o processo. Cléa encerrou sua apresentação com a frase do médico do trabalho, também funcionário do INSS em Juiz de Fora, Paulo Porto, que está postada, aqui, em nosso blog: "O homem certamente é o único que tem capacidade de “criar” com seu trabalho. Com sua criação ele modifica o mundo e, ao modificar o mundo, ele é evocado a modificar novamente seu trabalho, ou seja, “criar”."


Haber David
 




Um comentário:

  1. Camila,
    Estou emocionada com a homenagem pelo dia do trabalho.
    Você atingiu fundo, sendo séria, objetiva e clássica, afinal o Trabalho é alavanca de vida e por isso há que pensá-lo com seriedade.
    Parabéns.
    Angela Corrêa.

    ResponderExcluir